Lago di Tovel, um lugar encantado..
Publicado por Itália Viagem   |   13 Fevereiro, 2017

Quando se pensa em uma viagem para a Itália, sempre lembramos dos locais mais badalados como Roma, Florença, Veneza, Costa Amalfitana, Milão, etc. São raros os pacotes para Itália que ao menos considerem propostas alternativas. Gostaríamos portanto de introduzir um local inusitado, que até mesmo muitos italianos desconhecem.

Lago-Tovel-vista-panoramica

Vista panorâmica do Lago di Tovel e montanhas que o circundam

O Lago di Tovel é localizado na região do Trentino- Alto Adige, dentro do Parque Natural Adamello Brenta, à uma altitude de 1.200 metros.  Ele é também conhecido como “Lago Rosso” (Lago vermelho) devido a um fenômeno peculiar que transformava sua águas esverdeadas em cor vermelha.  Este fenômeno era provocado por um tipo de alga especial, que em alta concentração, nos dias mais quentes do verão, mudava sua pigmentação.

Lago-Rosso-Tovel

Lago-di-Tovel-Rosso

Infelizmente a última vez que tal evento ocorreu foi em 1964. Entretanto nada afetou seu charme, já que sua coloração apresenta variados tons de verde e seu entorno é repleto da beleza dos bosques, das montanhas e dos poucos e exclusivos chalés de madeira. Até poucos anos atrás, o Lago de Tovel não contava com energia elétrica, cobertura para celulares e televisões. O vilarejo mais próximo é a 2 km. Um lugar, portanto, isolado, no qual se pode estar em pleno contato com a natureza.

Lago-di-Tovel-estate

No inverno as árvores ficam cobertas de neve, criando uma atmosfera mágica. As águas do lago se congelam criando uma densa camada de gelo permitindo  que patinadores usufruam da pista ocasional. Em alguns anos, os mais aventureiros ousaram festejar o réveillon fazendo uma grande fogueira sobre o lago.

O congelamento do lago no inverno

O congelamento do lago no inverno

Lago-Tovel-inverno

No verão, é possível percorrer umas das trilhas que a região oferece. Além da trilha que faz a volta ao lago (3 km), é possível alcançar uma “malga” para apreciar a fantástica vista panorâmica e saborear os produtos típicos (queijos caseiros, salame, speck, mel, entre outros).  A “malga” é uma construção rústica de montanha, utilizada no verão como estaleiro  para  as vacas e abrigo para os pastores.

a Malga Flavona, 1h30 de caminho desde o Lago di Tovel

A Malga Flavona, 1h30 de caminho desde o Lago di Tovel

Vale a pena lembrar, para quem quiser provar a emoção de passar uma mágica noite neste lago, que há dois hotéis que oferecem hospedagem e restaurante: o Albergo Lago Rosso e o Mountain Lake Chalet Tovel .

o Lago de Tovel no fim de outono, começo de inverno

o Lago de Tovel no fim de outono, começo do inverno

A Itália Viagem organiza roteiros que incluem os lugares mais desejados da Itália alternados à locais peculiares. O roteiro de viagem Viver a Itália que ocorrerá em Setembro de 2017 prevê 3 dias de permanência em meio aos Alpes italianos e excursões para montanhas, lagos e bosques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *