16621__53172
Qual é a melhor época para conhecer a Itália?
Publicado por Itália Viagem   |   1 Abril, 2016

Por mais que a resposta tentadora seja : “qualquer época é perfeita para conhecer a Itália”, escolher se na baixa ou na alta estação ou se com o clima mais quente ou nos meses frios de inverno são dúvidas frequentes!

O conceito de alta ou baixa temporada depende muito de qual será o propósito e o destino da viagem. Por exemplo, para conhecer o burburinho das cidades litorâneas talvez seja melhor no verão ou, se for para se deslumbrar com os cenários brancos de neve, certamente no inverno!  Algumas regras gerais podem auxiliar na sua escolha, vamos a elas:

Primavera (Maio) – Final de Verão (Setembro) – Começo do Outono (início de Outubro)

france 206_edited

Um jardim na costa Amalfitana na primavera

Estes são os períodos mais procurados pelos turistas, principalmente devido ao clima agradável. Em maio, o frio do inverno já ficou para trás, os dias se tornam mais brilhantes, ensolarados e com menos chuva. A temperatura média em maio e em setembro é de 20° e fica em torno de 18° no começo de outubro. As paisagens também são mais exuberantes nessas épocas. Na primavera (maio) os prados, as árvores e os bosques se enchem de flores.

Primavera-en-la-Toscana-Italia3

O interior da Toscana durante a primavera

Por sua vez, no início do outono (outubro), estes mesmos campos se transformam em tons de vermelho, amarelo e marrom. Um passeio pelo interior da Toscana nos surpreende; a Natureza expõe toda a sua exuberância a cada uma das estações e nos coloca em verdadeiros cartões postais!

vigneto

Videiras da Toscana no outuno

945213_10201553708716724_1260407333_n

Os coloridos bosques Alpinos no outono

As cidades de arte, como Roma, Firenze, Veneza, Verona e Milão, estão agitadas por turistas estrangeiros e também italianos, assim como os destinos turísticos mais procurados, como a Costa Amalfitana e os campos da Toscana. Os hotéis estão lotados e é difícil conseguir agendamento, exceto por reservas com muita antecedência.

primavera_a_venezia

Os preços de hospedagem podem custar até o dobro em relação à baixa temporada! Nesse sentido é muito mais cômodo e vantajoso viajar através de operadoras de turismo, que conseguem tarifas preferenciais por meio de reservas em “pacotes” (allotment).

Alto Verão (Julho e Agosto)

Estes meses correspondem ao auge do verão europeu. É o período de férias escolares na Itália (final de junho ao início de setembro), portanto, o mês de agosto equivale às nossas férias de verão no Brasil e como nós, os italianos adoram o clima quente e fogem para as praias e montanhas – e não se engane, a Itália tem um vasto litoral, repleto de recantos maravilhosos, com muito agito e que ficam absolutamente lotados nesse período! Os hotéis dos destinos mais concorridos costumam preferir agendamentos por períodos mais prolongados (acima de três dias) e feitos com muita antecedência.

9765280265_ddb96ea1a5_k

Lago di Sorapis - Cortina d´Ampezzo - Belluno

Já nas cidades de arte, o alto verão é considerado média temporada – afinal a maioria está na praia, não é mesmo?

Com isso, os valores para hospedagem diminuem, porém, com temperaturas beirando 40 graus, enfrentar filas em museus ou explorar ruínas pode não ser tão convidativo ! Portanto, se sua intenção não é ir passar duas semanas nas regiões de mar, mas sim, explorar cidades de arte, os meses de julho e agosto não são os mais indicados.

ulisse_napoli_meteo_caldo3

O verão na Itália pode alcançar 40 graus

Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) – Inverno ( exclusos os períodos das festas de Natal e Réveillon)

venezia_gondole_invernoExceto nos períodos de festas de Natal e Réveillon, quando as escolas italianas têm férias de 15 dias e o turismo interno se intensifica, o inverno é a baixa temporada para as cidades litorâneas e de arte. O número de turistas cai vertiginosamente, assim como os preços de hospedagem.

Para os brasileiros, janeiro e fevereiros são meses excelentes para conhecer vilarejos e montanhas nevadas nos Alpes e Apeninos – chega a ter acúmulo de até um metro de neve, com paisagens deslumbrantes! As estações de esqui estão lotadas e agitadas, especialmente aos finais de semana. Para estas localidades, o inverno é alta temporada, claro! As reservas precisam ser feitas com antecedência e os hotéis dão preferência à pacotes de ao menos três pernoites.

11892337923_dbca3fff9b_b

milano-invernoUm aspecto a ser lembrado é que as temperaturas de inverno são bem baixas em comparação ao nosso “inverno topical brasileiro”. O inverno italiano pode chegar a 0° graus, mas a média é de 8° (máximas de 13°14° e mínimas de 2-3°), exceto nas regiões de montanha, que são bem mais frias. Entretanto, nos hotéis, restaurantes, lojas e museus tem calefação e o frio verdadeiro ocorre apenas nos ambientes externos. São também meses de poucas precipitações. Os dias são mais “curtos”, pois anoitece mais cedo que nas outras estações.

Meses de baixa temporada (Março, Abril e Novembro)

Os meses de março, abril e novembro (exceto nas festividades de Páscoa e Finados), são considerados de baixa temporada. A afluência de turistas internos e estrangeiros reduz muito, assim como os preços em hotéis. As temperaturas são frescas, porém não tão extremas como no inverno, com médias entre 12 e -15 graus, mas são meses de precipitações mais abundantes e dias menos ensolarados.

piove_su_roma
Como também vemos no Brasil, algumas cidades ou regiões italianas são consideradas “de temporada” e praticamente só funcionam em períodos específicos – por exemplo, Serras Gauchas e Campos de Jordão no inverno e praias do Nordeste no verão. Desta maneira, muitas atrações turísticas italianas em praias estão fechadas durante o inverno, assim como estações de esqui que não funcionam nos meses mais quentes. Para conhecer estas regiões, é interessante informar-se bem antes de agendar sua viagem.

Em resumo, a Itália pode ser conhecida em qualquer época do ano, depende apenas de você e de suas expectativas!

Pensando em você, a Itália Viagem tem roteiros que priorizam as melhores épocas, tanto por conta do clima agradável e melhores paisagens como também considerando o custo-benefício  nas cidades de arte e nos destinos mais turísticos.

Nosso roteiro “Primavera na Itália” (Maio) aproveita todo o encanto do início da Primavera italiana, com dias ensolarados e temperaturas amenas, em meio de uma paisagem exuberante.  O roteiro “Viver a Itália” (Setembro), explora o potencial vibrante do verão, mas com o clima mais ameno, confortável para os passeios.

10 comentários a “Qual é a melhor época para conhecer a Itália?

  1. Henrique

    Muito legal seu artigo sobre a época de se conhecer a Itália.
    Estive em Roma tanto no verão quanto no inverno, mas foi muito melhor no verão, apesar do calorão. Devido Roma ser um museu ao ar livre, não tem como conhecer a cidade no inverno, é irritante ficar passando frio na rua, só pensava em voltar para o hotel. No verão mesmo que seja muito quente, tem o período mais fresco no final do dia e se estende até a madrugada. Aliás jamais viajarei para a Europa no inverno novamente.
    Abs

    Responder
  2. Teresa Bove

    adorei a materia e, as fotos e as informações. nunca estive na italia. pretendo ir em maio, porem viajo sozinha voce tem alguma dica. pretendo ficar uns 20 a 30 dias. desde ja agradeço Teresa

    Responder
  3. Valderez

    Reportagem objetiva, de conteúdo informativo relevante e escrita em bom português – coisa rara atualmente. Parabéns! Grata.

    Responder
  4. Leandro Torneri

    Fiz uma viagem em família para a Itália em março de 2015, as temperaturas estavam bastante agradáveis, em torno de 18 graus. Ainda assim Roma, Firenze e Verona estavam completamente lotadas!

    Valeu muito a pena. O país é sensacional !!!

    Responder
  5. CASSIA ALMEIDA

    ESTIVE NA ITALIA EM MARÇO DESTE ANO, INCRÍVEL, SENSACIONAL, FIQUEI 15 DIAS. MARAVILHOSO! ERA FINAL DO INVERNO, FIQUEI EM PARIS, ITALIA EH AMSTERDÃ. FOI MARAVILHOSOOOO. ADOREI AS DICAS.

    Responder
  6. Jucelia Alves

    Estamos pensando em visitar a Itália na segunda quinzena de março , vamos para a Região da Toscana , como é o clima lá nesta época , pode me dar umas dicas do tipo de roupas levar na mala e os passeios que valem a pena ?
    Desde já agradeço

    Responder
  7. Sandra Helena

    Estive na Itália em fevereiro de 2015, peguei um pouco de frio 10 graus, fui para veneza, muito bom. Agora quero voltar para Roma e depois Veneza e toscano, mas queria na primavera, não muito frio e nem muito calor.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *