Romeo & Giulietta: ficção ou fato?
Publicado por Itália Viagem   |   6 Fevereiro, 2017

Verona se tornou um dos destinos mais apreciados pelo brasileiros que viajam para a Itália. Lembre-se portanto de incluir esta linda cidade no seu próximo roteiro.

Verona, vista panôramica

Verona, vista panorâmica

Verona, além de ser uma cidade encantadora, foi palco do romance de Romeu e Julieta. Entretanto, algumas coincidências entre a ficção e a realidade, levantam algumas questões. Seria a tragédia imortalizada por Shakespeare a narrativa de um fato verídico? Teria base em fatos reais? Se aconteceu mesmo, não sabemos, porém os indícios são muitos, suficientes para deixarmos nossa imaginação voar até Verona, no início dos anos 1300.

Nesta época, Verona era governada por Bartolomeo I della Scala. Vivia na cidade a família Dal Cappello, que era proprietária do imóvel que hoje conhecemos como “Casa di Giulietta”. Também era contemporânea a família Monticoli, proprietária de um imóvel próximo ao dos Cappello e que também existe ainda hoje.

A obra de Shakespere foi representada em 1596, porém a “verdadeira” história de Romeu e Giulietta já era contada de boca em boca há alguns séculos, como uma lenda popular. O fato é que em 1531 Luigi da Porto a narrou como um fato verídico da época de Bartolomeo I della Scala e já tinha praticamente todos os elementos da obra shakespeariana. A mesma história foi narrada em forma de poesia e prosa por vários autores antes de Shakespeare: pelo italiano Matteo Bandello (1554), pelos ingleses Arthur Brooke (1562) e William Painter (1569) e pelo espanhol Felix Lope de Vega (1590). A versão de Shakespeare certamente imortalizou a história, tornando-a um ícone do imaginário coletivo.

O romance de William Shakespeare, Romeo e Giulietta

O romance de William Shakespeare, Romeo e Giulietta

Provavelmente, jamais descobriremos se os amantes existiram ou não, mas estando em Verona, o passeio à Casa di Giulietta é obrigatório! A construção data do século XIII e por muito tempo, foi propriedade da Família Cappelo – a prova disso é o brasão da família, esculpido no arco interno do pátio. A fachada da construção assemelha-se muito ao desenho original, uma vez que a principal restauração foi feita nos anos 1930. Com forte estilo gótico, a construção conta com um icônico balcão.

a Casa de Giulietta em Verona

a Casa de Giulietta em Verona

Verona é um dos destinos de nossos roteirosViver a Itália” e “Primavera na Itália”. Nossos pacotes contam com visitas guiadas e também horários livres para que você possa explorar detalhes do seu interesse. Para mais informações, clique aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *